Fim do Suporte do SQL Server 2012

Fim do Suporte do SQL Server 2012

24 de agosto de 2021 Off Por Éverton Trindade e Rodrigo Crespi

Olá!

A Microsoft anunciou em julho/21 que o suporte para a versão do SQL Server 2012 terminará em 12 de julho de 2022.
Se você utiliza o SQL Server 2012 é importante pensar o que fazer, afinal com o final do suporte o ciclo de vida do produto deixa de receber atualizações. Isso impacta diretamente na segurança dos ambientes.

Os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs) são sistemas sofisticados que gerenciam o coração das empresas. Deixar um sistema sem cobertura de atualizações é deixar a “chave da porta embaixo do tapete de entrada”.

Pois bem, a era da computação em nuvem chegou e isso está em vigor já tem um bom tempo. Que tal modernizar o ambiente tecnológico de sua empresa sem a necessidade de investir demasiadamente com datacenters ou infraestrutura em geral?

Para quem ainda utiliza versão 2012 do SQL Server e precisa migrar aplicativos e bancos de dados, as máquinas virtuais do Azure seria a primeira opção para você que precisa superar esse obstáculo, podendo obter inclusive atualizações de segurança gratuitamente para o seu ambiente de produção por três anos após o fim do suporte do SQL Server 2012.

Além disso, no Azure você não precisa se preocupar com hardware e estará livre para focar no negócio da sua empresa.

Outra opção para quem ainda tem receio de migrar para a nuvem, seria o investimento pesado em ambientes on-premises, com novos datacenters ou licenciamento, tanto para o sistema operacional Windows Server quanto para o banco de dados SQL Server, ambos na versão mais recente (2019).

Contudo, vale ressaltar de que é sempre importante validar se o sistema responsável pelo seu negócio está preparado para atuar em ambientes atualizados com a última versão do Windows e SQL Server.

E lembre-se, empreender não é sobre “gastar”, e sim “investir”!

Entre em contato com a CrespiDB para saber qual a melhor estratégia para sua empresa. Ajudamos você a manter sua estrutura de bancos de dados performática, íntegra, segura e disponível.

Até mais!

Mais Informações: https://docs.microsoft.com/pt-br/lifecycle/announcements/sql-server-2012-windows-server-2012-end-of-support