Dicas Rápidas sobre Desenvolvimento com Banco de Dados

Dicas Rápidas sobre Desenvolvimento com Banco de Dados

Olá Pessoal !
Neste post falaremos sobre algumas dicas básicas para desenvolvedores iniciantes e que envolve banco de dados SQL Server.

1) Nunca execute um update sem WHERE! Principalmente se você estiver no ambiente de produção. Isso irá alterar todos os registros envolvidos na sua query.

2) Nunca esqueça de parametrizar os valores de inserções em sua query. Não deixe seu ambiente vulnerável a problemas de SQL-INJECTION.
Sempre pense em seu banco de dados, pois ele é fundamental para o bom funcionamento do sistema. Dê a devida atenção na forma da modelagem.

3) Crie um banco de dados estruturado que atenda aos requisitos do negócio. Nunca se esqueça da performance! Um banco de dados bem estruturado pode poupar muito tempo e muita dor de cabeça.
Por exemplo: um banco de dados relacional deve sempre, que possível for, contar com Primary Keys e Foreing Keys. Estas constraints são usadas para cálculo de estatísticas do banco SQL Server ajudando na performance de Joins.

4) As cláusulas ORDER BY E DISTINCT devem ser utilizadas com muito cuidado, pois elas consomem muito recurso do banco de dados. Logo, use somente quando for necessário, para atender a necessidade da regra de negócio.

5) Evite utilizar o famoso SELECT * FROM. Consultas devem retornar somente o que é necessário e no momento certo. Utilize sempre que possível, procedures e views, a utilização destes objetos evita que o SQL Server tenha que refazer alguns cálculos.

6) Por fim, uma dica que se aplica principalmente para quem trabalha em uma equipe de desenvolvedores,  não economize nos comentários! Especialmente em alterações mais complexas e sistemas legados.

Desejamos que essas dicas sejam valiosas para quem está iniciando nas aventuras do desenvolvimento de software.

Até mais! 🙂