Como Migrar um Azure SQL Database para On-Premises

Como Migrar um Azure SQL Database para On-Premises

25 de junho de 2021 Off Por Oberdan Schaider e Rodrigo Crespi

No dia-a-dia, durante os atendimentos da CrespiDB já nos deparamos com solicitações de clientes que desejam trazer um banco de dados para ambiente on-premises para dev ou Q/A. Independentemente dos motivos podemos apresentar algumas soluções e cada uma irá atender a um propósito diferente.

A forma mais simples é utilizando o Export disponível no portal do Azure, este processo irá gerar um pacote de extensão bacpac.

Geração do pacote

Abaixo segue um how-to de como fazer esta cópia de um banco de dados do Azure SQL Database para o servidor on-premises.

Ao selecionar o Export Database digite o nome do arquivo e a storage account de destino, logo será solicitado o usuário e a senha.


Depois de selecionar a conta, vá até o storage account para fazer o download.

Este processo poderá demorar dependendo do tamanho do arquivo, talvez seja necessário uma rede com rota expressa.

Importando o pacote no ambiente on-premises:

Agora vem a parte mais simples, importar o arquivo através do SQL Server Management Studio.

No Azure Data Studio, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do servidor e selecionar a opção “Data tier application wizard…”, selecionar a opção de importar.

É importante ressaltar, que está é uma das opções existentes. Há várias ferramentas e estratégias para diferentes cenários. Opções que vão desde a mais manual até as mais automatizadas e elaboradas.

Se você tiver algum cenário que necessite de uma estratégia de migração de bancos de dados de on-premises para cloud ou vice-versa, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo! 😉