DBCCs de Log

16 de abril de 2020 Off Por Rodrigo Crespi e Tiago Crespi

O DBCC (Database Console Commands) é um conjunto de comandos que podem ser utilizados para analisar e validar. Neste post, vamos falar sobre dois comandos de log do DBCC o DBCC SQLPerf e o DBCC Log.

DBCC SQLPerf

O DBCC SQLPerf é um comando relacionado a diversas estatísticas do SQL Server. Por exemplo: wait statistics e espaço no log de transações. Logo, este comando se torna uma boa maneira de monitorar o espaço do log dos bancos de dados, zerar os wait statistics, etc. Abaixo seguem alguns exemplos práticos:

Dados do Log de Transação

Com o DBCC SQLPerf (logspace) recebemos a lista dos bancos de dados com o espaço em disco na segunda coluna e o percentual de espaço livre na terceira coluna.

O SQLPerf é um comando utilizado em versões antigas do SQL Server quando não tínhamos a disponibilidade das DMVs. Se você estiver utilizando uma versão recente do SQL Server, acostume-se com a DMV sys.dm_os_wait_stats.

Limpar e Visualizar as Estatísticas de Dados

Os registros apresentados pela DMV acima citada é o acumulado desde a última vez que o serviço do SQL Server foi reiniciado. Não recomendo que seja limpo as estatísticas de wait, porém, se for necessário para algum debug, teste de performance ou recomendado por um DBA é possível fazer pelo DBCC SQLPerf.

DBCC Loginfo

O DBCC Loginfo é um comando utilizado para visualizar a estrutura do log, provendo uma informação sobre VLFs (Virtual Log Files). A coluna status, indica a porção do log que está em uso. Claro que com a DMV sys.dm_db_log_info ficará mais fácil de visualizar as informações.

A ideia deste post, é repassar alguns conceitos antigos que estão presentes no conjunto de comandos DBCC. Recomendamos sempre o uso das DMVs quando for possível, mas, não podemos negar que ainda há um legado de servidores SQL Server antigos no mercado e por isso não podemos desconsiderar estes comandos.

Esperamos que este post seja útil para você! 🙂